Pular para o conteúdo
Início » Sobre » Como saber se terapia é pra mim?

Como saber se terapia é pra mim?

  • admin 

Como saber se terapia é pra mim?

 

“Não sou doido e nem estou em depressão. Logo, terapia não é pra mim!”

 

Conclusões como essa são feitas o tempo todo no meio da nossa sociedade, mesmo que de uns tempos pra cá (principalmente após termos passado pela pandemia de COVID-19) o conhecimento acerca da saúde mental têm sido visto cada vez mais como necessário e eficaz.

 

De todo modo, a resposta é não. Terapia não é algo que é destinado a gente “doida” (e seja lá o que isso signifique) ou pessoas que estão atravessando um transtorno depressivo. Gosto muito de enfatizar que terapia é um processo. Um processo em que a gente vai se conhecendo de forma cada vez mais profunda, tipo camada por camada – assim como uma cebola, sabe? E por isso, não existe um único motivo que seja o ideal para buscar a terapia. Pode ser diferente para cada um. Na verdade: vai ser diferente para cada um!

Terapia é pra quem está com ansiedade e com isso seu corpo parece estar “sem controle” assim como também é para quem está muito bem saudável agora mas tem uma situação do passado que ainda traz sofrimento pra si e gostaria de entender melhor e mudar o impacto disso no presente. Terapia pode te ajudar a perceber coisas que você nunca tinha notado sobre a sua forma de perceber a si mesmo e as ferramentas que você aprendeu a criar para se relacionar com o mundo da forma que fosse mais confortável pra você. A terapia pode te auxiliar a viver alguns sofrimentos que precisavam ser vividos para então seguir em frente mas também pode te mostrar potências suas e qualidades que você achava que não tinham valor.

Não precisamos buscar terapia apenas quando estamos em crises emocionais, ela pode ser um recurso (acredite se quiser) pra te ajudar a não entrar em uma crise emocional quando você se conhece bem o suficiente e percebe os sinais dos seus desgastes. Terapia é pra quem está disposto.

Afeto. Troca. Ressignificação. Sentido. Responsabilidade. Autocompaixão. Empatia.

Tudo isso acontece em terapia 🙂

Por Israelly Beirão.

 
Como saber se terapia é pra mim?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *